Cirurgia de Hiperidrose

Recupere sua qualidade de vida com um cuidado especializado. Marque sua consulta hoje e dê o primeiro passo para um futuro livre da hiperidrose.

MUDE SUA HISTÓRIA E VIVA COM CONFIANÇA NOVAMENTE.

SOBRE O

Dr. Felipe Passos

O Dr Felipe Passos é Cirurgião Torácico com atuação na cidade de Salvador – BA. Formou-se médico pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Cirurgião Geral pela Universidade Federal da Bahia e Cirurgião Torácico pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Possui ainda habilitação em Cirurgia Torácica Robótica pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Atualmente, atua no tratamento das mais diversas patologias torácicas, sendo referência no atendimento de pacientes adultos e pediátricos.

O QUE É

HIPERIDROSE?

É uma condição clínica na qual ocorre a produção excessiva de suor por parte do organismo. Os locais mais acometidos são as palmas das mãos, as axilas e os pés, podendo ocasionar, em alguns casos, um grande prejuízo psicossocial e emocional. O aumento da produção do suor está geralmente relacionado com a ansiedade e o nervosismo. Apesar disso, não é correto tratar a hiperidrose com uma desordem psicológica. O fator emocional é um fator de piora do sintoma, e não a causa.

Apesar de a sua causa exata ser desconhecida, acredita-se que a origem da hiperidrose está na estimulação exacerbada das glândulas sudoríparas por parte do sistema nervoso simpático. Este sistema contém o tronco simpático, um grande nervo que cruza a caixa torácica em toda a sua extensão, iniciando na região do pescoço e dirigindo-se para a região do abdome. Existe um tronco simpático à esquerda e outro à direita.

Benefícios da Cirurgia
de Hiperidrose

A experiência e excelência que você precisa

➜ Abordagem personalizada, considerando as necessidades individuais de cada paciente.

➜ Utilização de tecnologia avançada para procedimentos mais eficazes.

➜ Atendimento compassivo e empático, criando um ambiente confortável para os pacientes.

➜ Compromisso com resultados de alta qualidade.

➜ Acompanhamento atencioso durante a recuperação.

➜ Respeito à privacidade do paciente.

Dúvidas frequentes

Não! As glândulas sudoríparas localizam-se nas camadas mais profundas da pele. A cirurgia para a hiperidrose, na maior parte das vezes, é realizada dentro da caixa torácica porque é dentro dela que estão localizados os nervos simpáticos, responsáveis pela produção excessiva do suor. A intenção da cirurgia é impedir que esse estímulo exacerbado chegue até as glândulas. Para isso, é realizado um bloqueio do nervo, impedindo a ação dele. Como não há comunicação entre os lados direito e esquerdo, o procedimento é realizado bilateralmente.

A cirurgia é realizada através de uma vídeo-cirurgia. São realizadas 02 pequenas incisões (cerca de 5mm em cada uma delas) na região da axila e, através destas, são introduzidos os instrumentos cirúrgicos. É necessária a utilização de uma câmera de vídeo e uma pinça para que o bloqueio do nervo possa ser realizado. Todo esse procedimento dura em torno de 40 a 50 minutos. Apesar de ser um procedimento rápido, com pequenas incisões e bastante seguro, o mesmo precisa ser realizado no centro cirúrgico, sob anestesia geral e sob auxílio de um anestesista habilitado.

Por conta das incisões serem realizadas nas axilas, a cicatriz é praticamente imperceptível no pós operatório.

Apesar de ser um procedimento bastante rápido e seguro, com rápida recuperação pós anestésica, recomendamos que o paciente permaneça em observação no hospital durante o restante do dia, recebendo alta no dia seguinte. Dessa forma, conseguimos um controle de sintomas mais adequado, acelerando a recuperação e a retomada da vida normal.

Não há uma recomendação única quanto a isso. Vai depender das características de cada paciente, do grau de esforço necessário para realização das atividades habituais e do controle de sintomas no pós-operatório. Existem pacientes que retomam às suas atividades ainda na primeira semana após a cirurgia. Outros, preferem aguardar um pouco mais de tempo e acabam retornando na segunda semana. Na grande maioria dos casos, fazendo uso apenas de medicações por via oral para controle dos sintomas.

Precisamos entender que o suor é um mecanismo fisiológico do organismo humano, com funções bem definidas, como o controle de temperatura corporal. Cerca de metade dos podem apresentar a Sudorese Compensatória no pós-operatório, sendo que, na grande maioria dos casos, esta acomete muito menos a qualidade de vida e tende a ser muito bem tolerada.

A jornada para o bem-estar começa aqui. Descubra como podemos ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

Entre em contato hoje e dê o primeiro passo para um amanhã mais seguro e confiante.

DR. FELIPE PASSOS © | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Hiperidrose

A produção de suor é fundamental para o correto funcionamento do organismo humano. É através do suor que o organismo controla a temperatura corporal e a eliminação de líquidos, dentre outras funções.

Alguns paciente apresentam uma produção excessiva de suor em algumas regiões do corpo. É a chamada Hiperidrose. Esta é uma condição que traz grande prejuízo social e funcional, com grande comprometimento na qualidade de vida do paciente.

Diante de um diagnóstico de Hiperidrose, é imprescindível o acompanhamento com Cirurgião Torácico para definição da melhor forma de tratamento.

Tumores de Mediastino

O mediastino é a região localizada entre os pulmões. Nesta região estão localizadas diversas estruturas vitais como o coração, o timo, o esôfago, grandes vasos, nervos, dentre outros.

Os tumores de mediastino são muito variados, dependendo do tipo de célula que lhe deu origem. O quadro clínico também é muito diverso, varia de acordo com o tipo de tumor, a sua localização, o seu tamanho e também de acordo com características do próprio paciente.

Devido à presença de tantas estruturas importantes, os tumores desta região podem causar uma série de problemas mesmo que não sejam malignos.

Diante de um diagnóstico de Tumor de Mediastino, é imprescindível o acompanhamento com Cirurgião Torácico para a definição do diagnóstico exato e a definição da melhor forma de tratamento.

Cirurgia de Vias Aéreas e Traqueostomia

As vias aéreas são responsáveis, dentre outras funções, pelo fluxo de entrada e saída de ar dos pulmões durante o processo da respiração.

Diversas são as doenças que podem acometer estas estruturas. Dentre as mais frequentes, encontramos a Estenose de Traqueia, que é o estreitamento da traqueia, órgão localizado na região do pescoço e da parte superior do tórax, dificultando, ou impossibilitando, a entrada e saída de ar para os pulmões.

Podem ser causadas por fatores benignos ou malignos, estando muito comumente relacionada com a entubação por tempo prolongado.

Em algumas situações, é necessária a realização de um procedimento de Traqueostomia. Ou seja, a criação de uma comunicação artificial entre a traqueia e o meio externo através do pescoço, fazendo com que o ar possa chegar até os pulmões mesmo que haja uma obstrução.

Diante da presença de estenose de traqueia ou de uma traqueostomia, é imprescindível o acompanhamento com Cirurgião Torácico para que seja seguida uma estratégia visando à correção das obstruções ao fluxo de ar, à manutenção e troca periódica da cânula de Traqueostomia, ou ainda à sua retirada segura.

Derrame Pleural

O derrame pleural é caracterizado pelo acúmulo de líquido entre as superfícies pleurais. É conhecido popularmente por água na pleura.

Diversas podem ser as causas do derrame pleural. Infecções locais, neoplasias, insuficiência de outros órgãos e até a desnutrição podem estar relacionadas com o surgimento de derrame pleural.

Os sintomas são muito variáveis, podendo causar grave dificuldade respiratória ou leve desconforto.

Diante de um diagnóstico de derrame pleural, é imprescindível o acompanhamento com Cirurgião Torácico para a definição do diagnóstico exato e a definição da melhor forma de tratamento.

Cirurgia Robótica Torácica

A tecnologia vem se desenvolvendo de forma muito rápida e isso também é aplicado à realização de cirurgias. A Cirurgia Robótica é um tipo de abordagem cirúrgica Minimamente Invasiva onde utilizamos o Robô Cirúrgico para reproduzir, no interior do corpo paciente, os movimentos do Cirurgião do console.

A Cirurgia Robótica está relacionada com uma série de vantagens, dentre as quais podemos destacar o aumento da precisão dos movimentos, maior segurança na manipulação de estruturas delicadas, menor tempo de internação e menor risco pós operatório.

Nódulos Pulmonares

O termo nódulo pulmonar é utilizado para definir alterações pulmonares visualizadas em exames de imagem. Podem ser lesões benignas ou malignas.

Diante de um diagnóstico de nódulo pulmonar, é imprescindível o acompanhamento com Cirurgião Torácico para a definição do diagnóstico exato e a definição da melhor forma de tratamento.

Câncer de Pulmão

O câncer surge como resultado da proliferação de células que sofreram mutações, perdendo as suas características iniciais. Quando este processo ocorre no pulmão, estamos diante do câncer de pulmão.

O câncer de pulmão é um dos mais prevalentes no mundo inteiro e também um dos mais letais. O diagnóstico tardio é um dos principais fatores que contribuem para isso.

A principal causa do câncer de pulmão é o tabagismo, porém existem outros fatores que também podem levar a este diagnóstico. Fatores genéticos e exposição ambiental a alguns elementos também são relatados.

O diagnóstico precoce é o principal fator que contribui para o sucesso do tratamento e para o aumento dos índices de sobrevida.